domingo, 14 de junho de 2009

grand canyon

aproximando-se
sunset com as cores do canyon

Chegamos no Grand Canyon vindo de Flagstaff, lá da Harlem onde arrumaram minha moto. Rodamos cerca de 100 milhas e nos instalamos no Gran Hotel. Já ao chegar compramos passeios de helicóptero para ser feito no dia seguinte. Em noite tranquila, observamos que aqui não temos nem celular nem nextel, portanto, o Brasil terá um dia de paz sem nosso congestionamento pelos canais da comunicação. Falando em canais de comunicação as viagens não se fazem mais só, pois vêm conosco todos os amigos que vão lendo nossas peripécias no blog, ouvindo nossos apelos, apertos, todas as emoções ao vivo em torpedos e muitas vezes uma conversa no msn ou talk do gmail.
Estamos no South Rim da Canyon. Saimos de moto, uma volta, e já às 11 pegamos o helicóptero da Maverick, uma companhia de tours sediada em Las Vegas. Vejam o site http://www.maverickhelicopter.com/.

Passeio delicioso de 40 minutos mas pouco significará quando se passar a caminhar nas bordas dos desfiladeiros.

Foi o que fizemos imediatamente.

Antes de nosso testemunho algumas referências do Grand Canyon.

As rochas têm idades variáveis, algumas mais recentes e outras mais antigas. Kaibab formou-se a 270 milhões de anos e a mais velha está no Inner Gorge datando de 1.840 milhões de anos, relembrando-se que a Terra tem a idade geológica de 4.550 milhões de anos, comparem.
O canyon é jovem, tem 5 a 6 milhões de anos, uma piscadela geológica.
Tudo começa a 70 milhões de anos atrás.
Calor e pressão gerados por duas colisões tectônicas criaram as montanhas do oeste (ROCHOSAS). Uma área conhecida por Colorado Platô ainda não explicado cientificamente se formou e por ela passaria o Colorado River trazendo as águas drenadas, trabalho como grande escultor.. Nenhum canyon se compara ao Grand, pelo colorido das rochas, pela sua grandeza.

Prosseguindo.
Paramos no Mather Point, quando passamos a sentir a beleza que explode das profundesas do Canyon em cores e formas. Caminhamos perplexos. Longo passeio pelas bordas. Esquecemos a viagem de helicóptero, visão distante desta sensação provocada pelo caminhar ao lado do Canyon.

Voltamos às motos prosseguimos até a estação de trem (há um trem que sobe de William. www.thetrain.com.

Um passeio pelo lodge. www.grandcanyonlodge.com. Uma visita ao museu. Histórias do início do século quando o Canyon passou a ser explorado turisticamente. Um almoço no Bright Angel Restaurant. Conhecemos o grande empreendedor Fred Harvey, aquele que criou as Harvey girls, lavador de pratos que vivendo de 1835 a 1901 e sentindo a necessidade de alimentar aqueles que iam para Oeste, criou a grande empresa Fred Harvey Trading Company em 1876.

Aguardávamos o sunset que aconteceria por volta de 7h40. Para lá fomos de ônibus.

O sunset acontecendo no grand canyon supera os sunsets nos mares pois misturam-se as cores das rochas com o encantamento do por do Sol.

A natureza sempre surpreendendo com seus espetáculos.

Voltamos ao hotel para descansar, lavar roupas e blogar.